O setor sucroenergético tem vivenciado um cenário de transformações impulsionadas por avanços tecnológicos que estão moldando o futuro do agronegócio. Mas, para a Usina Lins, inovação é muito mais do que a simples implementação de tecnologia. Além de um valor fundamental e parte do plano estratégico, a inovação inspirou uma mudança cultural na forma de pensar dos colaboradores, permitindo que a empresa pense “fora da caixa” e busque soluções que vão além do óbvio.
A missão e visão da Usina Lins refletem essa abordagem, enfatizando a busca constante pela excelência e o aumento dos resultados de negócios por meio da eficiência operacional e da diversificação. Mas, como isso se traduz em práticas tangíveis? Um dos pilares da inovação na empresa é o InovaUL, um programa de ideias da área de Inovação que, mais do que fomentar a discussão de ideias, tem como objetivo cultivar uma mentalidade disruptiva no agronegócio.
Nesse contexto, a empresa tem implementado projetos inovadores que destacam sua dedicação à mudança e ao progresso. O pivô de irrigação, recentemente lançado, exemplifica isso. Criado com o propósito de solucionar a escassez de água durante os períodos de estiagem sem onerar consideravelmente os custos, o projeto prevê um aumento de 40 a 50% na produção anual de cana-de-açúcar, além de aumentar a longevidade do canavial, dobrando a expectativa de corte de 5 para 10 anos. Outro exemplo é o ConectaUL, projeto de conectividade que não só rompe as barreiras da digitalização no campo, mas também beneficia a comunidade local fornecendo cobertura 4G a aproximadamente 100 mil pessoas, e mais de 2.300 colaboradores diretamente.
Todas essas inovações só foram possíveis graças à colaboração sólida entre as áreas de Inovação e Tecnologia da Informação (TI). Pilar crucial para a inovação, a TI é quem fornece as ferramentas e sistemas necessários para sustentar as mudanças propostas. Ambas as áreas, assim como a indústria e a agrícola, estão em constante evolução, mantendo-se atualizadas para atender às demandas do agronegócio. Fernando Biagi, Gerente de Inovação na Usina Lins, enfatiza que a inovação se tornou essência da empresa:
– Desde a sua implementação, nosso programa de inovação InovaUL tem sido um marco de sucesso em nossa trajetória. Com mais de 800 ideias propostas e já com aproximadamente 300 projetos em pleno desenvolvimento em todos os setores da empresa, somos testemunhas vivas da potência de uma cultura de inovação ativa. Mas é crucial entender que esta transformação não é apenas uma resposta às tendências ou modismos de mercado. A inovação em nossa empresa é impulsionada pela necessidade, pelo desejo de superação, e principalmente, pelos resultados tangíveis que ela entrega. Estamos aprendendo a expor nossas vulnerabilidades, a mostrar onde verdadeiramente “dói”, porque é reconhecendo essas dores que podemos desenhar estratégias eficazes para superá-las. Não temos medo de errar. A falha, quando vista como uma oportunidade de aprendizado, pode ser nossa aliada mais valiosa. A chave é errar de maneira consciente e econômica, permitindo que cada equívoco se transforme em um degrau rumo ao sucesso.
Para Francisco Silveira Junior, Gerente de Tecnologia da Informação, a parceria com a área de Inovação é um exemplo de como a tecnologia e a inovação podem impulsionar a Usina Lins para o futuro:
– A TI tem diversas tarefas que são necessárias para dar suporte ao funcionamento da empresa. Atua a fim de que os recursos computacionais sejam utilizados para que a empresa tenha acesso às informações, as ferramentas utilizadas na análise/manipulação e também garantir e monitorar toda infraestrutura tecnológica. A inovação faz parte do cotidiano da TI devido a busca recorrente pra gestão e melhoria dos processos. TI é um dos meios que viabiliza tecnicamente a inovação. Definida estratégia de inovação, a gestão deve integrar TI ao processo, pois pode ajudar a definir as ferramentas tecnológicas que darão suporte à sua execução.
A Usina Lins é prova de que a inovação, quando incorporada em sua cultura, pode levar a resultados incríveis e à criação de soluções pioneiras em um setor tão crucial para a economia brasileira. Com seu compromisso contínuo com a excelência operacional e a diversificação, a empresa está pavimentando o caminho para o futuro do agronegócio.