Sustentabilidade
Meio Ambiente
Mudanças Climáticas
Programa Semear
Cultivando o futuro das novas gerações
O Programa Semear é uma iniciativa da Usina Lins destinada ao reflorestamento de Áreas de Preservação Permanente (APPS) em áreas próprias, de parceiros e fornecedores de cana. A Usina é responsável por todo o processo, incluindo o levantamento, preparo, plantio e cuidados das áreas reflorestadas. Com a restauração da cobertura vegetal, mais gás carbônico é capturado na natureza, contribuindo para mitigar o efeito estufa e, consequentemente, as mudanças climáticas.
673
hectares restaurados
+ 1 milhão
mudas de árvores plantadas, o equivalente a 885 campos de futebol
Dados consolidados desde 2010, quando o Programa foi lançado.
Referência Campo de futebol: 7.605 metros quadrados.
Programa de Conscientização, Prevenção e Combate aos Incêndios
Desde o seu lançamento em 2021, a campanha “Juntos Prevenindo Incêndios” tem desempenhado um papel fundamental ao incentivar a discussão e a adoção de medidas efetivas para evitar os danos causados pelos incêndios e preservar o meio ambiente. Com um tema impactante na primeira edição, intitulado “Não deixe esse assunto virar fumaça”, a iniciativa reuniu mais de 15 empresas, órgãos públicos e privados, evidenciando a importância da conscientização coletiva sobre a prevenção.
Para ampliar ainda mais sua influência e engajamento, a campanha evoluiu em 2022, adotando o tema “Onde há fumaça… há fogo!”. Com a participação de 29 instituições, a iniciativa buscou sensibilizar a comunidade sobre os danos que uma simples bituca de cigarro acesa jogada a beira da estrada ou a queima de lixo podem provocar.
Em sua terceira edição, realizada em 2023, a campanha deixou uma marca significativa ao abordar de maneira inovadora as “Mudanças Climáticas”. Com o engajamento de 31 instituições, essa iniciativa se tornou de extrema importância para conscientizar e alertar sobre os efeitos dos incêndios nesse contexto.
O objetivo central da campanha é fomentar uma cultura permanente de prevenção contra incêndios. Muitas vezes, atitudes aparentemente inofensivas, como o descarte negligente de uma bituca de cigarro acesa ou a queima de lixo, podem resultar em consequências devastadoras. Além dos impactos nos ecossistemas florestais e no meio ambiente, os incêndios descontrolados também acarretam grandes prejuízos econômicos.
A campanha de 2024 tem como tema “Vida: O fogo pode consumir o que há de mais importante para você”, e busca incentivar a população sobre suas ações diárias. Uma bituca de cigarro acesa jogada no chão, uma fogueira mal apagada, limpar terrenos ateando fogo ou até queimar o lixo pode gerar um incêndio gigantesco e atingir muitas famílias, plantações, matas e animais. Afinal, o fogo não escolhe alvos e pode consumir o que há de mais valioso para nós: a vida.
Incêndios - Canal de Denúncias e Recompensa
Na Usina Lins, a segurança vem em primeiro lugar. Estamos comprometidos em garantir a integridade e a tranquilidade de nossos colaboradores, fornecedores e comunidade em geral. Por isso, lançamos um canal de denúncia para incêndios.
Acreditamos que a denúncia de atividades criminosas é uma ação corajosa e valiosa. Para incentivar e valorizar aqueles que têm a coragem de se manifestar, lançamos um programa de recompensa exclusivo.
O programa funciona de maneira simples e direta. Ao fazer uma denúncia que seja comprovada e resulte em uma investigação interna ou externa, oferecemos uma recompensa em dinheiro. Temos duas escalas de recompensa, variando de acordo com cada caso.
Comprometida com a segurança e a preservação do meio ambiente, a empresa conta com uma frota de 19 caminhões pipa, três caminhões tanque de abastecimento de água, um veículo 4×4 com motobomba e reservatório, duas motoniveladoras e uma equipe de 133 brigadistas agrícolas.
Sustentabilidade
Recursos Naturais e Biodiversidade
A Sustentabilidade é um dos valores da Usina Lins. Para nós, só faz sentido produzir riquezas se for em equilíbrio com o meio ambiente e com a sociedade. A responsabilidade socioambiental está presente em tudo o que fazemos e isso requer um olhar cuidadoso para os recursos naturais disponíveis e a biodiversidade. Ao transformar nossos valores em ações, contribuímos para a preservação do planeta e a manutenção daquilo que temos de mais valioso: a vida.
Otimização do consumo da água
Nosso cuidado com a fauna, a flora e o meio ambiente
Gerenciamento de Resíduos Sólidos
Sustentabilidade
Uso do Solo
O plano de conservação de solo da Usina Lins abrange:
Minimização de perdas de solo por processos erosivos;
Uso racional de defensivos agrícolas, fertilizantes e corretivos;
Correta utilização da fertirrigação;
Conservação de carreadores e estradas;
Contenção de águas pluviais nas estradas internas e carreadores.
Agricultura de Precisão
Rotação de Culturas
A rotação de culturas é uma das técnicas utilizadas pela Usina Lins para promover a conservação do solo e a melhoria da sua capacidade produtiva. A alternância de cultivos de diferentes espécies em uma mesma área permite a reposição de matéria orgânica e proteção do solo contra ações climáticas. Mais do que remediar a terra, a rotação traz mais sustentabilidade para o campo pois reduz o uso de corretivos e fertilizantes, e possibilita o reaproveitamento das áreas de cultivo, diminuindo também os desmatamentos.
Sustentabilidade
Economia Circular
Ciclo de Economia Circular
Preparo do solo
Nesta etapa, garantimos as condições adequadas para o plantio e desenvolvimento da cana, utilizando técnicas avançadas de análise e tratamento do solo. Resíduos orgânicos como torta de filtro, fuligem e vinhaça são usados como fertilizantes.
Moagem
No processo de moagem, o caldo da cana é extraído para a produção de açúcar e etanol. Já o bagaço é usado como matéria-prima para a produção de energia.
Geração de bioenergia
Em nossas caldeiras, o bagaço da cana é queimado e o vapor produzido é empregado na geração de bioenergia, utilizada para abastecer nossa usina. A queima do bagaço também produz fuligem aplicada na lavoura como adubo orgânico.
Decantação e filtração do caldo
Na produção de açúcar e etanol, o caldo da cana passa por processos de decantação e filtração gerando como subproduto a torta de filtro, um lodo rico em nutrientes que é utilizado na lavoura como fertilizante.
Produção de açúcar
Após filtrado, o caldo da cana passa por processos de aquecimento, cozimento, centrifugação e secagem, dando origem ao açúcar.
Produção de etanol
O caldo filtrado também é utilizado na produção de etanol. Aqui, um processo de fermentação seguido de destilação dá origem ao biocombustível e também à vinhaça, um líquido rico em matéria orgânica, aplicada na fertirrigação em nossas operações agrícolas.
Sustentabilidade