Notícias da Usina Lins

Usina Lins realiza simulado de emergência para combate à incêndios

Continue navegando
Início » Notícias » Usina Lins realiza simulado de emergência para combate à incêndios

No dia 9 de fevereiro, a Usina Lins realizou um simulado de emergência para combate à incêndios. A operação, uma ação conjunta entre o setor Agrícola – destaque para a Brigada de Emergência Agrícola – e a área de Segurança do Trabalho, foi acompanhada por representantes da Defesa Civil e Corpo de Bombeiro de Lins. A ideia foi criar situações em que seja possível treinar preventivamente os profissionais para que tenham maior efetividade operacional e, assim, consigam tomar as medidas necessárias em caso de emergência.

Previsto no Sistema Integrado Agrícola de Emergência (SINAGRE), o simulado tem como objetivo definir as ações necessárias para combater incêndios em áreas agrícolas (canaviais e áreas adjacentes, áreas de preservação permanente – APP, reservas etc.), assegurando as condições de segurança indispensáveis em caso de incêndios acidentais ou de origem desconhecida, além de manter o nível de capacitação dos brigadistas em situações que envolvam possíveis acidentes.

Para a simulação, foi definido um plano de ação minuto a minuto, envolvendo mais de 30 colaboradores e cobrindo quatro focos de incêndio fictícios simultaneamente. Diversos veículos e equipamentos foram utilizados, entre eles uma aeronave, caminhões bombeiro, moto niveladoras, tanques, caminhões e ambulância. 

No total, a empresa conta com uma frota de 19 caminhões pipa, três caminhões tanque de abastecimento de água, um veículo 4×4 equipado com uma motobomba e reservatório, duas motoniveladoras e uma equipe de 133 brigadistas agrícolas.

Mais do que uma boa estrutura e equipes bem treinadas, a empresa acredita que a prevenção ainda é a melhor solução. Pensando isso, a Usina Lins, juntamente com empresas, instituições públicas e organizações da sociedade civil apoia a campanha “Juntos Prevenindo Incêndios”. A iniciativa, que entrará na sua terceira edição em 2023, propõe a discussão e adoção de medidas efetivas para evitar os danos causados pelos incêndios e garantir a conservação do meio ambiente. O objetivo é desenvolver uma cultura permanente de prevenção contra incêndios.

Compartilhe nas redes:
Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp

Conteúdos relacionados: