No mês de junho, celebramos o Dia Mundial do Meio Ambiente, em 5 de junho. Essa data é de extrema importância para nós da Usina Lins, pois estamos diretamente envolvidos como agentes de conscientização e transformação, por meio de práticas e iniciativas de sustentabilidade.
A cada ano, selecionamos uma temática e ações para serem trabalhadas e divulgadas durante todo o mês. Em 2023, escolhemos o tema “No passo da mudança pelo clima”, uma vez que se trata de uma realidade urgente que afeta a todos nós. Estamos testemunhando alterações significativas nas temperaturas, nos padrões climáticos e nos ecossistemas do nosso planeta.
Nosso planejamento incluiu palestras e publicações, e para encerrar as iniciativas de conscientização, convidamos 42 stakeholders, como a Polícia Militar, Polícia Militar Ambiental, 37° Batalhão do Exército Brasileiro, FATEC, SENAR, Embrapa, COPERCANA, Prefeituras de Lins, Promissão, Sabino e Pongaí, além de clientes e veículos de comunicação, para conhecerem os nossos processos produtivos e práticas ambientais sustentáveis.
No dia 21 de junho, realizamos a visita, que começou com um painel composto pelos 4 diretores da Usina Lins: André Teixeira, Diretor Industrial; Alex Pupin, Diretor Administrativo; Celso Roxo, Diretor Financeiro; e Rodrigo Corrêa, Diretor Agrícola. A mediação ficou a cargo da Gerente de Sustentabilidade, Olivia Pinheiro. Durante o painel, os diretores destacaram as boas práticas de sustentabilidade em suas respectivas áreas de atuação, ressaltando nosso compromisso em reduzir os impactos ambientais das nossas operações.
Após a parte teórica, oferecemos aos nossos convidados a oportunidade de visualizar na prática tudo o que foi apresentado. Para isso, realizamos um tour de ônibus pelos processos industriais. Em seguida, visitamos uma frente de colheita, onde eles puderam conhecer a colhedora de 2 linhas e toda a tecnologia envolvida em nossas operações. Por fim, encerramos a visita em uma área de reflorestamento, que faz parte do Programa Semear. Até o momento, já reflorestamos mais de um milhão de mudas de árvores, o equivalente a 885 campos de futebol.