Em 2024, a Usina Lins, juntamente com parceiros e entidades, manteve suas ações de conscientização e combate aos incêndios que vão além das medidas emergenciais. Não se trata de iniciativas recentes, mas de uma evolução constante que vem sendo aprimorada ao longo dos anos. Essas estratégias têm o objetivo de diminuir os focos de incêndio, que se tornam ainda mais preocupantes nesta época do ano, marcada por tempo seco, altas temperaturas e baixa umidade, intensificados pelas mudanças climáticas. Além disso, as ações humanas também contribuem significativamente para os impactos negativos ao meio ambiente, tornando o combate aos incêndios ainda mais urgente.
Pensando nisso, a Usina Lins investe constantemente em tecnologia, estrutura e treinamento das equipes. A empresa cobre 100% de suas áreas próprias, além das áreas de seus parceiros e fornecedores de cana, utilizando tecnologia com 6 câmeras de monitoramento para detectar focos de incêndio de maneira rápida e eficaz, além de 19 caminhões pipa, sendo 7 destinados especificamente para a brigada agrícola, 4 caminhões tanque de 30 mil litros de água, 1 equipe de ronda especializada, 1 avião e uma equipe de 162 brigadistas agrícolas.
Com o objetivo de identificar atos incendiários e sabendo que essa atitude é responsabilidade de todos, foi criado o Canal de Denúncias, que permite que denúncias sejam feitas de forma anônima, oferecendo recompensas aos denunciantes e contribuindo para a redução dos focos de incêndio em canaviais administrados pela Usina Lins – áreas próprias, de parceiros ou fornecedores de cana – através do envio de fotos, vídeos, dados do veículo e localização da prática criminosa.
No dia 4 de setembro, a Usina Lins recebeu a visita da Tenente Ana Arruda, da Polícia Militar Ambiental de Lins, e do Tenente Coronel Marco Aurelio Gritti, Consultor em Segurança, para discutir as ações implementadas e o impacto dessas medidas na comunidade. Esta visita reforçou a importância de manter parcerias com as autoridades para que a proteção de todos seja mantida. A Tenente Ana comentou sobre os resultados:
– As propostas que a Usina Lins tem implementado têm surtido efeito positivo. Temos percebido que houve redução nos focos de incêndio do ano passado para este, se comparado a este mesmo período. Podemos perceber que estamos caminhando para um objetivo bom e para algo que tende a melhorar cada dia mais. O combate a incêndios que a Usina e as instituições parceiras promovem tem surtido muito efeito tanto na questão da disseminação de informações para a população, quanto nas formas de prevenção e no combate efetivo. Percebemos que está havendo muito envolvimento de todos para que os números de incêndios sejam cada vez menores.
Além de todas essas ações, desde 2020, a Usina Lins participa da Campanha Juntos Prevenindo Incêndios, que busca conscientizar a comunidade sobre a importância de pequenas ações cotidianas na prevenção de incêndios. Nesta quarta edição, lançada em 4 de junho de 2024, 31 entidades se uniram em prol dessa causa. O Tenente Coronel Gritti também ressaltou a importância dessas parcerias:
– A Usina Lins vem investindo em tecnologia e em recursos humanos para fazer com que a integração entre empresas e entidades responsáveis esteja à disposição não só para proteger o patrimônio da usina e a vida em todas as suas formas, mas também para ajudar as instituições públicas a combaterem momentos que são muito delicados para todo mundo. Então é sempre importante que existam essas parcerias.
As ações preventivas contra os incêndios são urgentes e, quanto maior o engajamento coletivo, maior a chance de minimizar os impactos negativos. O foco é sempre a preservação do meio ambiente e o cuidado com a fauna e a flora, que são essenciais para todos nós.
Se você identificar um ato incendiário irresponsável em canaviais, que sejam administrados pela Usina Lins – áreas próprias, de parceiros ou fornecedores de cana, entre em contato com o Canal de Denúncias pelo WhatsApp (16) 99329-1459.